sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Don't you forget about me!

Além de nunca ter visto o filme do E.T (como diz o nome do blog), nunca tinha assistido ao filme "O Clube dos Cinco" (The Breakfast Club, USA, 1985). E olha que eu sou fã desses filmes de adolescentes dos anos 80. Nessas férias resolvi, finalmente, preencher essa lacuna.


Até agora não consigo entender a razão de eu ter demorado tanto em assisti-lo. É ótimo! O diretor é John Hughes, o mesmo de Curtindo a Vida Adoidado, A Garota de Rosa Shocking, Gatinhas e Gatões, entre outros. O enredo é bem simples: cinco jovens tem de passar o sábado na escola, como castigo por terem se comportado mal. Cada um pertence a um grupinho diferente: tem o nerd Brian (Anthony Michael Hall), o encrenqueiro John Bender (Judd Nelson), a patricinha Claire (Molly Ringwald), o atleta Andy (Emilio Estevez) e a esquisitona Allison (Ally Sheedy).

Durante a detenção, eles são obrigados pelo diretor Dick Vernon (Paul Gleason) a escrever uma redação com o tema "Quem você pensa que é?". Ele os deixa na biblioteca, passando de vez em quando para verificar se estão cumprindo o dever. É nesses momentos sozinhos que os meninos ora se desentendem, ora trocam ideias e o filme vai prendendo ainda mais sua atenção

No decorrer da história esses cinco jovens de personalidades tão diferentes vão descobrindo que têm mais coisas em comum do que possam imaginar: seus problemas, suas frustrações, seus sonhos.

Foi filmado na mesma escola de Curtindo a Vida Adoidado. A música-tema do Simple Minds, Don't you forget about me. E só de ouvi-la no início do filme, parece que você é transportado para a década de 80...sim, é tosco isso, mas é verdade, dá até arrepios!


E lendo sobre o filme, descobri que a mídia da época deu o nome de Brat Pack  ao grupo de atores que participava frequentemente dessas produções para adolescentes. Além do elendo de The Breakfast Club, incluíram também na lista vários nomes conhecidos até hoje, como Rob Lowe, Matthew Broderick, Demi Moore, Robert Downey Jr, Andrew McCarthy, Jon Crier, John Cusack e James Spader.

E você? Tem algum filme preferido dessa época?

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário