quinta-feira, 1 de março de 2012

Sonhos de Akira Kurosawa

Esse é um filme que eu gostaria muito de ter assistido no cinema. Na tela da TV, as imagens já são um espetáculo, fico imaginando como seria na tela grande!

Akira Kurosawa (1910 – 1998) fez seus próprios sonhos se transformarem em uma maravilha da sétima arte. O filme é de 1990, e me lembro que a primeira vez que assisti foi em um canal da TV a cabo. Aquelas imagens nunca me saíram da cabeça de tão belas que eram. Fiquei muito tempo procurando pelo DVD para comprar, até que um dia revirando uma montanha de filmes empoeirados no Carrefour, encontro o bendito lá no fundão!

Virou uma relíquia da minha coleção de DVDs: não empresto, não vendo, não alugo, não gosto nem que encostem nele (a pessoa fora da casinha)!!

São 8 histórias contadas com poucos diálogos, mas com imagens que dizem tudo. Sou apaixonada por quatro delas:

Um raio de sol através da chuva
Aqui no Brasil dizemos que sol e chuva é casamento de viúva, mas no Japão, é o casamento das raposas (as raposas, ou kitsune em japonês, são animais com poderes mágicos e com muita sabedoria de acordo com o folclore nipônico). Um garotinho presencia esse casamento. É visto por uma das raposas e volta correndo para casa. Sua mãe lhe diz que uma kitsune passou por lá e deixou uma faca: ele deve se matar por ter presenciado a cerimônia. Para tentar evitar isso, ele tem de ir até onde as raposas vivem. A cena do casamento: LINDA! O garotinho indo até o esconderijo das raposas: ESPETACULAR!


O jardim dos pessegueiros
Durante o Hinamatsuri (Festival das Bonecas, ou Dia das Meninas), um garoto vai até o jardim de sua casa e vê que todas as bonecas usadas nesse festival estão ali, vivas na sua frente. Elas estão chateadas porque os pais do menino cortaram todos os pessegueiros que havia lá. Passam um sermão no pobrezinho, mas percebem que ele também estava triste com o corte das árvores. Então resolvem dar a ele a chance de ver os pessegueiros floridos uma última vez. TUDO LINDO!


Corvos
Imagine que você está “entrando” nos quadros do pintor Vincent Van Gogh: é essa situação que é retratada nesse episódio. Não existem palavras para descrever a beleza das imagens: tudo MARAVILHOSO! Martin Scorsese (um grande admirador de Kurosawa) faz uma participação: é o próprio Van Gogh, de orelha cortada e tudo mais.


O vilarejo dos moinhos
Um viajante adentra um pequeno vilarejo onde as pessoas abdicaram totalmente da modernidade para viver de uma forma simples, porém feliz. Ele encontra um ancião que conta toda a história da vila, e ao final, mostra como é o funeral deles (clique aqui para ver o vídeo): ao invés de tristeza, celebram a boa vida que a pessoa teve. IMPERDÍVEL!


Cá com meus botões, fico pensando no tipo de filme que daria caso eu resolvesse transformar meus sonhos em roteiro de cinema...seria algo entre comédia, terror e ficção!

E você? Seus sonhos dariam um filme?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário