terça-feira, 1 de novembro de 2011

E o tal formaldeído?

Na minha fuçada diária na infernet, encontro essa matéria no Estadão: Ativistas alertam para substância tóxica em xampu Johnson. Poxa vida, eu lavo meu olho com isso aí quando coça! Indicação de oftalmologista! E não adianta falar que “está em uma quantidade segura”, eu uso com frequência, e se tiver efeito cumulativo no organismo?

Já fui uma “pessoa normal” quanto a composição química das coisas que uso, nunca lia, nunca me importava. Mas depois do vício em esmaltes, comecei a mudar minha visão. Leio vários blogs, pesquiso se o que eu li é verdade. E descobri isso aqui: a maioria das marcas usa em sua composição o dibutilftalato, tolueno e formaldeído (que também é a tal substância tóxica do Jonhson), todos danosos à saúde e proibidas na União Européia em cosméticos. A única marca de esmaltes brasileira que entraria nos países europeus seria a Ludurana. A Colorama está tentando, já tirou o tolueno e o formaldeído.

Sobre o uso do formaldeído em cosméticos (como esmaltes e alisantes de cabelo), a ANVISA diz isso: Quanto à incidência da substância formaldeído em cosméticos, a legislação permite sua utilização apenas como conservante ou endurecedor de unhas e proteção de cutículas, em condições específicas a partir de concentrações baixíssimas e contendo as devidas advertências na rotulagem nos produtos.
Quer dizer, nas unhas pode, mas em qualquer outra parte do corpo não?!

Procuro dar dinheiro somente para a Ludurana e Colorama. Dificilmente compro Impala ou Risque. Os importados, na sua maioria, também são livres dessas substâncias.

Já em outros cosméticos, ainda não tenho muito conhecimento das substâncias que fazem mal. Sei que ter parabenos na composição, não é uma coisa muito boa. Hoje, minha mãe e eu compramos uns xampus livres desses trequinhos saí. Vou testar e ver se meu cabelo melhora (ele anda uma nhaca).

E você? Se importa com o que tem nos seus cosméticos?

Beijos e esmaltes com glitter para todos!

Você lê os rótulos?

2 comentários:

  1. Interessante isso, Dani. Vou prestar mais atemção aos xampus. Eu já sabiam que usavam em esmaltes, porém no Brasil não temos assim tanta opção né? Ahhh e eu só leio rótulo de produtos alimentícios rss

    ResponderExcluir
  2. Também leio os rótulos dos alimentos, principalmente à procura da horrorosa gordura trans! Realmente temos poucas opções de esmalte. Mas a coleção de esmaltes que o Boticário lançou (e que já esgotou!)também é livre de formaldeído e toluneno, e são lindos! :)

    ResponderExcluir