terça-feira, 16 de agosto de 2011

Do baú de velharias


Adoro músicas velhas. Aquelas de quando ainda era criança, ou do começo da aborrescência. Com o advento da infernet, o acesso a essas pérolas ficou muito mais fácil.

Acho e sempre acharei que as músicas de antigamente dão de 1000 a 0 nas atuais, tanto as brazucas quanto as internacionais. Até mesmo as bandas ou cantores daquela época que ainda estão na ativa, tiveram suas melhores fases lá atrás. Veja a Madonna. Por acaso existem músicas melhores do que quando ela ainda era escandalosa, bem bisca mesmo? Não tem! U2, apesar de ser minha banda favorita, os melhores álbuns estão lá no tempo do epa, o The Joshua Tree (que tem With or Without you) é insuperável.

Selecionei alguns vídeos do youtubo com algumas dessas pérolas musicais do passado.

Build – The Housemartins
No Brasil, ficou conhecida como “Melô do papel”. É uma espécie de despedida da banda, mas aqui virou música de bailinho. Os Housemartins eram uma banda britânica, e o guitarrista dela continua famoso até hoje, o DJ Fatboy Slim. Lembro que tinha uns 10, 11 anos e estava começando a estudar inglês. Tinha uma menina na minha sala que perguntou para a teacher se aquele refrão que falava pa-pa-pel significava alguma coisa.



The Promise – When in Rome
Mais um pessoalzinho da terra dos meus amigos William e Kate. Essa música foi lançada em 1988, e lembro que tocou demais aqui no Brasil. Eu sempre ficava à postos na frente do rádio com o dedo na tecla rec para gravá-la nas fitas cassete (velha...).



Star – Erasure
Juro que não era minha intenção falar só sobre bandas conterrâneas dos tios John, Paul, Ringo e George. Mas tudo bem, continuando. Esses tempos eles vieram fazer umas apresentações aqui no nosso cafofo. Foi uma das primeiras letras de música em inglês que eu aprendi interinha.



Mamma Maria – Grafite
Essa é muito velha, né?! Quando essa aqui estourou, eu era criança e quem ouvia direto eram minha irmãs mais velhas, e acabei gostando também. Agora, pesquisando na infernet (é, escrever um post dá trabalho, viu?!), descubro que existe uma versão em italiano do grupo Ricchi e Poveri. Quem copiou de quem?



Olhar 43 – RPM
Não precisa de comentários. Clássica! E não, não acho legal a versão do KLB!



Stay – Oingo Boingo
Oingo Boingo era uma banda americana que tinha como vocalista Danny Elfman – atualmente ele é quem faz as trilhas sonoras dos filmes de Tim Burton, incluindo A Fantástica Fábrica de Chocolate, que é perfeita!
Essa música estava na novela Top Model, eu tinha o disco!!



Voyage, Voyage – Desireless
Sempre achei que Desireless fosse o nome da banda, e que o vocalista era homem. Mas não é nome de banda coisa nenhuma, é uma CANTORA! Viu, Nunca vi ET também é cultura! A letra fala sobre viagens (ah, vá?!), e em uma das partes cita o rio Amazonas (Sur le Gange ou l'Amazone – Sobre o Ganges ou Amazonas).  



Beijos e polainas (primeira vez que digito essa palavra) coloridas para todos!

Épocazinha boa, né?!








Nenhum comentário:

Postar um comentário